Na próximo sexta-feira (29/11) é realizada mais uma edição da Black Friday. A Black Friday é um dos eventos mais aguardados e esperados pelos consumidores e varejistas, com descontos para todos os tipos de produtos. Por isso, há três meses, o Procon Caxias do Sul monitora preços de produtos em sites e fornecedores para que os consumidores não sejam enganados com falsos descontos. Essa monitoria realizada pelo Procon é necessária para garantir que o consumidor caxiense não caia em promoções falsas e descontos fantasmas.
O Coordenador do Procon caxiense, Jair Zauza, reforça a recomendação para seguir as dicas e reduzir os possíveis danos. “Os direitos do consumidor não mudam por ser Black Friday, mas infelizmente as tentativas de golpes aumentam nesse período. É importante que todos estejam atentos e façam a devida verificação antes de finalizar suas compras”.
O Procon listou dicas para que o consumidor não transforme as oportunidades de promoção em dor de cabeça. Confira:
* É sempre bom verificar se a loja é de confiança: Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra;
* Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto: Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone;
* Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarde a pesquisa;
* O preço promocional não anula os direitos do consumidor: Os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito no prazo por ela estabelecido;
* As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque: O consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento;
* O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação;
* Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra: O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu.
* Para as compras em lojas virtuais, a orientação é que o consumidor verifique o site oficial, antes de realizar a compra, e tome cuidado com os golpes realizados por meio de links falsos em redes sociais, que aparecem em forma de anúncios de forte apelo atrativo.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp (54) 99929-8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Avenida Itália, 109, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.