Foi assinada nesta segunda-feira (23/09) a Ordem de Início para reforma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Cidadania. O prédio será completamente reformado. A reforma prevê ambientes climatizados com ar-condicionado, mobiliário novo e os ambientes serão remodelados, atendendo melhor às necessidades do CAPS.
O serviço funciona no bairro Exposição e atende a adultos com transtorno mental grave e persistente, egressos ou não de internações psiquiátricas. Para que os atendimentos não sejam interrompidos, um imóvel nas proximidades foi alugado pelo Município. Os cerca de 390 usuários poderão continuar frequentando as atividades, como consultas, atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas e demais serviços enquanto a obra é realizada.
A Ordem de Início foi assinada pela prefeita em exercício, Paula Ioris, que destacou a iniciativa de proporcionar um ambiente reformado tanto para os usuários como para a equipe de trabalho. O documento também foi assinado pela secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, e representante da empresa vencedora da licitação, Masb Engenharia, Marco Antonio Schmidt Barea. A obra é orçada em R$ 1,4 milhão e a previsão de entrega é de 12 meses após o início. O recurso foi destinado por emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessoa.
O CAPS tem uma equipe multiprofissional que atua para manter e fortalecer os vínculos dos usuários com a família e a comunidade, além de promover autonomia, evitar ou reduzir internações psiquiátricas e também favorecer o exercício da cidadania. Os usuários ingressam de forma espontânea ou por encaminhamento da rede de saúde, assistência social, educação e outros.
Durante as obras, os atendimentos serão realizados no endereço temporário na Rua Pedro Tomasi, 1620, bairro Exposição. Nesta segunda e terça-feira não há atendimento, pois a equipe realiza a mudança. Os atendimentos iniciam no endereço temporário na quarta-feira (25/09) à tarde.